MOEDAS BRASIL (Coins)


1935 - Regente Feijó 500 réis - Bronze alumínio








         



    






1913-AG-2000 Réis - Estrelas soltas



..


Obs: Esta moeda foi encontrada com uma espécie de tinta e chiclete em cima da mesma. Ela não foi limpa, mas somente retirada a tinta e o chiclete que a estava cobrindo. Fomos obrigados a retirar este material (tipo  película) para poder identificar a mesma.



Informações sobre o histórico desta moeda:

8 reales coloniais espanhóis  (Forma cunhadas em 1813 e 1815) e em 1820 recunho de 960 Réis (Reino Unido do Brasil).
Os 8 reales coloniais espanhóis só circularam até 1813. A partir desta data passaram a ser cunhadas moedas exclusivas da Argentina.
Em 1813 na luta pela independência a Argentina toma o poder da Vila Imperial de Potosi.Neste mesmo ano Pedro José Agrelo propôs a assembléia geral constituinte que fossem cunhadas moedas com o mesmo peso, tamanho e denominação do 8 reales espanhol, mas, com outros símbolos. No anverso um sol com olhos, nariz, boca e trinta e dois raios com a legenda PROVINCIAS DEL RIO DE LA PLATA e no reverso EN UNION Y LIBERTAD. Este reverso traz um escudo nacional com troféus formados por dois canhões cruzados, duas bandeiras laterais.A letra J corresponde ao ensayador José Antonio de Sierra e o monograma PTS indica que as moedas eram oriundas de Potosi.
++++++++++++++++++++++
Carimbo Mato Grosso – Contramarca bifacial e circular de aproximadamente 17mm de diâmetro e limitado por uma cercadura de traços radiais, tendo no anverso o escudo Português encimado pela coroa real, arrematada por cruz latina singela. Possui legenda circular posicionada abaixo do escudo com os dizeres “MATO GROSSO”. Não possui o valor de 960 como nos “Carimbos de Minas”. Criado em conformidade com a Provisão Régia de 11 de abril de 1818 com a finalidade de carimbar, na casa de fundição de Vila Bela, as moedas hispano-americanas que circulavam naquela região. Quando esta contramarca foi criada, os “carimbos de Minas” já não mais existiam, pois nessa época já circulavam as moedas com “ cunhos plenos” de 960 Réis. Note que o carimbo MATO GROSSO surgiu 10 anos depois da criação dos famosos “Carimbos de Minas”. São raríssimos os exemplares em que se pode ler, nitidamente, a legenda MATO GROSSO. São conhecidos exemplares sobre CAROLUS III – POTOSI, FERDINANDO VII – POTOSI e sobre SOL ARGENTINO, todos igualmente raros.






Moeda comemorativa dos 30 anos do Banco Central:
PROOF  - 1965- 1995 = 30 anos.
Prata 925 - 28 mm  -  Total Fabricado = 5.000






...
...











RECUNHO DE 960 RÉIS -  1814 - BAHIA












O Blog Coleções Paulo Reis, pode combinar facilmente trocas,  através do e-mail => colecoespauloreis@gmail.com






Copyright: © Coleções Paulo Reis. Todos os direitos reservados. (Todas as imagens deste blog pertencem a Coleções Paulo Reis).

Um comentário:

  1. Os comentários de Colecionadores especialistas serão bem vindos pelo e-mail: colecoespauloreis@gmail.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.